Um Homem: Klaus Klump, A máquina de Joseph Walser. Escrita cruel... não cruel, mas crua. Sem floreados ou hesitações, Gonçalo M. Tavares, transporta-nos para um ambiente de guerra, decadente e humano. Somos embrenhados nas histórias de Homens comuns, altos ou baixos, Grandes ou insignificantes. As suas paixões atemorizam-nos, demasiado viscerais ou descomprometidas. Será que M. Tavares alguma vez assistiu à guerra? Ficaria espantado se o autor destes livros nunca tivesse estado debaixo de fogo, pois ele é capaz de transmitir uma ideia demasiado concreta do seu ambiente para ser fruto exclusivo da imaginação.
Fiquei completamente absorvido por estes livros, são reais e concretos sem que, com isso, se tornem banais. Uma escrita que mete a primeira e arranca. Frases curtas e espaços em branco põem-nos em estado de alerta com uma facilidade incrível. Em Klaus Klump a imprevisibilidade assustadora faz-nos ficar incrédulos com o que lemos. Em Joseph Walser temos mais tempo, exploramos mais a profundidade da personagem. O espaço não é diferente.
"A claridade é uma coisa que te bate como um pau, não é algo que caia sobre ti."
Obrigado, Inês.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
"os conhecimentos ouvem-se, mas para agir a capacidade de audição é praticamente desprezível. porque agir é estar próximo das coisas e ouvir é estar afastado das coisas. alguém que apenas ouve nunca será considerado um intruso no mundo, a natureza nunca se sentirá ameaçada. quem ouve poderá acumular conhecimentos, mas essa acumulação não lutará com a natureza. esta resiste bem à inteligência, ao raciocínio e à memória do homem: todas estas qualidades intelectuais são assuntos que dizem respeito exclusivamente ao mundo da cidade, e o que ameaça a natureza são as acções: os momentos em que os humanos abandonam a audição, e mesmo a linguagem do discurso, e passam a querer falar com o sentido do tacto: o único que pode alterar as coisas."
de nada, Tiago :)
sabia que ias gostar, porque tu ouves, sem dúvida. mas também ages, "falas com o sentido de tacto". e essas duas qualidades reunidas fazem de ti um ser extraordinário, que portanto iria gostar de livros e autores extraordinários, como estes. continuação de boas leituras *
Post a Comment